top of page

implantodontia

Os Implantes Dentários, atualmente, são a melhor ferramenta para o dentista substituir um dente extraído em um paciente. Mas o que é o implante?

Diferentemente do que a grande maioria dos pacientes pensam, o implante não é a prótese que o Dentista instala no espaço do dente perdido, mas sim uma estrutura de titânio em forma de parafuso que substitui a raiz do dente. Os dentes que substituem aqueles removidos se denominam Prótese sobre implante.

O implante é posicionado cirurgicamente nos espaços edêntulos no osso mandibular ou maxilar, quando esse osso possui boas condições de volume, altura e qualidade óssea, e também se o paciente receptor possui boas condições de saúde. Quando o paciente não possui uma ou mais dessas condições, a cirurgia de implante pode ser contraindicada ou outras cirurgias prévias podem ser indicadas, como enxertos ósseos ou enxertos de tecido conjuntivo.

Esses dispositivos podem ser usados para a reposição de um único dente, de um grupo de dentes ou até de uma arcada toda de dentes perdidos. Quanto mais numerosa é a perda dentária, mais complexo é o planejamento e a execução de todo o tratamento, que consiste basicamente em 3 fases: planejamento, fase cirúrgica (instalação do implante no osso), e confecção da prótese sobre o implante. Se o caso exigir, mais fases podem ser realizadas, tais como os enxertos já mencionados.

O tempo do tratamento varia muito, pode ser feito de forma imediata, fase cirúrgica e protética no mesmo dia/mês. Ou, como na maioria dos casos, esperando a osseointegração do implante no osso, que pode demorar até seis meses para, aí sim, começar a confecção da prótese, dependendo da marca do implante, da qualidade óssea entre outros fatores.

Os implantes dentários possuem diversas vantagens em relação às próteses convencionais antigas, móvel ou fixa, pois evita que os dentes vizinhos saudáveis sejam inseridos como apoio para a reabilitação. Isso torna o implante a melhor opção custo-benefício para o tratamento de prótese dentária para as áreas edêntulas em pacientes que  possuem condições ideais para a reabilitação com esse dispositivo.

bottom of page